Objetivos da Orientação Educacional

OBJETIVOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Integrada com a Equipe Diretiva/Direção, Supervisão Escolar, Docentes e Discentes, a O.E. deverá ser um processo cooperativo devendo:

*Orientar o educando em seus estudos, a fim de que os mesmos sejam mais proveitosos.
*Discriminar aptidões e aspirações do educando, a fim de melhor orientá -lo para a sua plena realização.
*Auxiliar o educando quanto ao seu autoconhecimento, à sua vida intelectual e à sua vida emocional.
*Orientar para o melhor ajustamento na escola, no lar e na vida social em geral
*Formar o cidadão que alimente dentro de si um sentimento de fraternidade universal, capaz de fazê-lo sentir-se irmão, companheiro e amigo de seu semelhante em todas as circunstâncias da vida.
*Trabalhar para a obtenção de um melhor cidadão, por parte do educando, para que este seja um membro integrado, dinâmico e renovador no seio da sociedade.
*Levar a efeito melhor entrosamento entre escola e educando, com benefícios compensadores quanto à disciplina, formação do cidadão e rendimento escolar.
*Prestar assistência ao educando nas dificuldades em seus estudos ou relacionamento com professores, colegas, pais ou demais pessoas.
*Levar cada educando a explicar e desenvolver suas virtualidades.
*Prevenir o educando com relação a possíveis desajustes sociais, que sempre estão eclodindo na sociedade, como fruto de uma dinâmica negativa de desagregação social.
*Possibilitar aos professores melhor conhecimento dos educandos , oferecendo,assim, maiores probabilidades de entrosamento positivo entre ambos e mais adequada ação didática por parte dos professores, a fim de ser obtido maior rendimento escolar.
*Sensibilizar, de forma crescente, professores, administradores e demais pessoas que trabalham na escola, para que queiram melhorar suas perspectivas atuações, visando à melhor formação do educando
*Realizar trabalho de aproximação da escola com a comunidade, a fim de proporcionar ao educando maiores oportunidades de conhecimento do meio e desenvolvimento comportamental de cidadão participante.
*Favorecer a educação religiosa, com suas perspectivas transcendentais, mas desvinculada do compromisso sócio-ideológico...
*Trazer a família para cooperar de maneira mais esclarecida, eficiente e positivista na vida do educando.
*Proporcionar vivências que sensibilize o educando para os valores que se deseja incorporar no seu comportamento.
*Trabalhar para instaurar na escola um ambiente de alegria, satisfação e confiança para que se estabeleça um clima descontraído, evitando os temores,frustrações e humilhações.
*Incentivar práticas de higiene física e mental, procurando conscientizar o educando em relação à importância e valor da saúde, que pode ser cuidada e preservada individualmente, educando por educando
*Desenvolver admiração e respeito pela natureza, evitando depredá-la em quaisquer de seus aspectos: paisagem, fauna e flora.
*Desenvolver atividades de lazer, podendo, algumas delas, em caso de necessidade, transformar-se em atividades profissionais.
*Trabalhar para uma adequada formação moral do educando, imbuindo -o de valores éticos necessários para uma vida digna, humana e coerente, em que o respeito ao próximo deve ser o motivo principal.
*Favorecer a educação social e cívica do educando, sensibilizando-o para a cooperação social e deveres comunitários
* mobilizar a escola, a família e a criança para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos;
*- cooperar com o professor, estando sempre em contato com ele, auxiliando-o na tarefa de compreender o comportamento das classes e dos alunos em particular;
*- manter os professores informados quanto às atitudes do SOE junto aos alunos,principalmente quando esta atitude tiver sido solicitada pelo professor;-
*esclarecer a família quanto às finalidades e funcionamento do SOE;
- atrair os pais para a escola a fim de que nela participem como forca viva e ativa;- desenvolver trabalhos de integração: pais x escola,professores x pais e pais xfilhos;- pressupor que a educação não é maturação espontânea, mas intervenção direta ou indireta que possibilita a conquista da disciplina intelectual e moral;-trabalhar preventivamente em relação a situações e dificuldades, promovendo condições que favoreçam o desenvolvimento do educando;- organizar dados referentes aos alunos;- procurar captar a confiança e cooperação dos educandos, ouvindo-os com paciência e atenção;- ser firme quando necessário, sem intimidação, criando um clima de cooperação na escola;
desenvolver atividades de hábitos de estudo e organização;tratar de assuntos atuais e de interesse dos alunos fazendo integração junto às diversas disciplinas.

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