Educação Infantil – “Onde foi que eu errei”?

Itaí, 14 de Janeiro de 2008.

Alguns pais perguntam: “Onde foi que eu errei?” ”Onde isso vai parar...?” Por que as crianças e adolescentes de hoje não respeitam os pais como antigamente?
Não podemos esperar que as crianças de hoje sejam as mesmas do passado, uma vez que o mundo no geral mudou. Os padrões educacionais mudaram. A era da globalização transformou as mentes. Hoje em dia crianças recém nascidas têm seu primeiro computador e um leque de informação a seu dispor, as exigências cresceram porque o mundo cresceu também... Então, o que fazer?
Como educar meu filho? Eis a pergunta crucial...
Há que se buscar o equilíbrio, porém não posso deixar de admitir que esse equilíbrio não é muito fácil de ser alcançado.Bem, os pais querem o melhor para seus filhos, ninguém duvida disso, porém, na maioria das vezes erram tentando acertar.Mas por que erram? Erram porque são permissivos demais ou porque frustram demais. Parece estranho, mas as adequadas frustrações impostas pela função paterna são responsáveis pelo reconhecimento das limitações da criança, favorecendo a passagem do “princípio do prazer” para o da realidade.
Em contra partida a permissividade demasiada, maior de todos os erros (a criança não precisa se esforçar para conquistar nada porque todos os seus desejos são imediatamente satisfeitos) juntamente com a superproteção, os impede de enfrentar os medos e ultrapassar as adversidades, impede que se tornem autônomos e responsáveis - condições essenciais para que se transformem em adultos equilibrados.


Mariângela Scarton- Psicanalista & Pedagoga

Comentários