Para entender o adolescente

Itaí, 04 de Abril de 2008.


Adolescência, do latim “adolescere”, significa crescer. É o período do desenvolvimento humano que inicia na puberdade (mudanças fisiológicas e maturação dos órgãos sexuais que iniciam entre os 12 e 13 anos) e vai até o início da maturidade adulta. Durante seu desenvolvimento ocorrem mudanças de capacidades intelectuais, de interesses, atitudes e ajustamentos. Psicologicamente este período se caracteriza por “uma ativa introversão, uma análise constante de si mesmo, resultando na descoberta do “eu” através da auto-afirmação”.
É uma fase de muita angústia para o jovem que vê e sente o desenvolvimento acelerado e desproporcional do seu corpo, no qual necessita formar uma nova ‘consciência corporal’ que acarreta novos pensamentos e sentimentos que oscilam entre alegria e tristeza, entusiasmo e apatia, ira e suavidade, agressividade e bondade, entre outros.
Interagindo com jovens, observamos um campo vasto de medos, angústias, revoltas, aparentemente sem causa que permeiam por vales de emoções à flor da pele muitas vezes recheadas de “pedidos de socorro” inconscientes e uma busca infinita por respostas do tipo: “por favor, me diga o que sou ou quem sou” e “para onde eu vou?”.
Para entender o adolescente, ‘seu período de transformação’, resulta na aquisição de um corpo novo: por exemplo, nas meninas: desenvolvimento dos seios, desenvolvimento e transformação da vagina, clitóris e vulva, alargamento dos quadris, menarca, alongamento das pernas, braços e pescoço, crescimento de pêlos pubianos, axilas e pernas, maior depósito de gordura no corpo, maturação dos órgãos sexuais; que se tornam aptos para a procriação. Nos meninos: mudança na voz, crescimento muscular, largura dos ombros, crescimento de pêlos pubianos, axilas, barba, pernas e peito, crescimento dos testículos e aumento do pênis, produção dos espermatozóides, ejaculação, alongamento das pernas, braços e pescoço.E de novas emoções, desejos e sentimentos, como: medo, ansiedade e culpa relacionados a sexo, masturbação, interesses instáveis, angústias, dificuldades de relacionamento, escolhas insensatas, desejo por aventuras e riscos, conflitos de liberdade x dependência, desejo de ser aceito pelos adultos, tendência a se comportar e se vestir diferente dos outros, estabelecimento de sua moral individual, fortalecimento de grupos, crise de identidade (quem sou eu?), cria teorias sobre o mundo, tentando reformulá-lo, etc...
A adolescência, antes considerada uma transição entre a infância e a idade adulta, hoje toma características e assume uma problemática peculiar de ‘busca de identidade’, iniciada na luta constante por uma progressiva independência em relação aos pais. Conforme Erikson, “o processo de aquisição de identidade é o fulcro de toda a problemática adolescente, por ser a tarefa básica deste período da vida”.
O final da adolescência chega quando o desequilíbrio da etapa é substituído por um equilíbrio estável em que a criatividade, espontaneidade e flexibilidade são reações normais que permitem enfrentar os desafios da vida.

Mariângela Scarton
Psicanalista e Pedagoga
E-mail: mscarton@gmail.com

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