Dicas de Estimulação para pais e professores

Os primeiros estágios da criança são muito importantes para um pleno e total desenvolvimento.
Estimular a criança na escola e na família é um passo essencial a seguir por pais e responsáveis. Com isso reforçamos as habilidades e evitamos prejuízos futuros.

DICAS DE ESTIMULAÇÃO PARA PAIS E PROFESSORES:
(Visual, Auditiva,Tátil, Gustativa, Olfativa)

*Falar suavemente com a criança, emitir sons, estalar a língua, fazer ruídos com a boca; chamá-la pelo nome; introduzir palavras de fácil sonorização: mamá, papá, dadá, cante, fale e converse a todo momento, sorria, abra e feche os olhos, imite sons de animais;deixe-a tocar no seu rosto, olhe-a nos olhos;

*Esticar as perninhas do bebê, abrir as mãos e dedos, acariciar, massagear, oferecer todo e qualquer tipo de objeto e alimento para que ele toque;

*Instigar a criança a imitar gestos, bater palmas, dar adeus, fazer caretas, lançar “beijinhos” no ar, atender o telefone, brincar de “esconde-achou”(utilizando panos para encobrir o rosto do adulto);

*Oferecer á criança brinquedos de variados tamanhos e cores para que segure com uma mão e passe de uma mão a outra, faça movimento de “pinça”(objeto pequeno como grãos de feijão ou milho); explore livremente objetos (não muito pequenos, sem risco de engolir); pegando, soltando, batendo, apertando.

*Proporcionar pequenos desafios à criança (sem risco), como por exemplo, fazê-la buscar objetos ao longe, ficar em pé apoiada e sozinha, caminhar com apoio e sozinha, deixá-la que tente puxar objetos em cima das coisas, rolar;

*Brincar e ensinar através da música, balançar, movimentar o corpo; mostrar e nomear partes do corpo, usar rimas e sons comumente falados; nomear e mostrar pessoas e objetos da sala (para que ela domine o seu nome, o das pessoas e os objetos de seu convívio-quando oferecer um brinquedo á criança chame-o pelo nome), mostrar sua imagem no espelho e em fotografia.

*Proporcionar á criança pequenos passeios curtos ensinando-lhe o nome de todas as coisas por onde vão passando, usar o mesmo trajeto durante um período de 10 dias e após mudar o trajeto.

*Proporcionar a criança mudanças de posição: sentar, ficar em pé, agachar, passar da posição sentada para a posição em pé segurando-se nos móveis; proporcionar deslocamento em pequenas distâncias com segurança para poder desencadear a marcha livre, de costas levante as pernas e flexione, faça movimentos de bicicleta, faça ginástica.

* Dar a criança brinquedos de encaixar de diversos tamanhos para que ela desenvolva a função de encaixe e continente, brincar de pôr e retirar objetos dentro da caixa;
* Contar histórias, mostrar figuras variadas, dar livros de pano e de borracha;

* SEMPRE:- apoiar e amar a criança; elogiar quando ela faça algo corretamente ou está se esforçando; sorrir, acarinhar, abraçar.
- deixar a criança expressar seus desejos, respeitando-a; dar oportunidade para a criança realizar as coisas sozinha, brincar, criar;
- valorizar um ambiente saudável, alegre, harmonioso e confiante;saber escutar a criança e observar seu bem-estar ; - evitar conflitos familiares na frente da criança.

MAIS ESTÍMULOS = MAIS HABILIDADES

Comentários