FOBIAS, você tem medo de quê?

Vamos lá,você já ouviu falar sobre fobias no post do tcc sobre neuroses, mas eu acho essa "coisa" bem intrigante.
Você sabe o que é fobia? É um medo, mas não é um medo comum...
Podem representar um perigo real ou imaginário e causa muita, muita ansiedade!
 Acho um saco isso porque são incontroláveis ..São neuroses na realidade..E elas podem atrapalhar bem a vida da gente...

 OLHA AÍ UNS TIPOS COMUNS: CLAUSTROFOBIA Essa fica bem facilzinho de falar porque eu tenho, aff! São aqueles medos de lugares fechados como avião, elevador,cinema, quartos pequenos demais ou seja entrar num lugar apertado dá um pânico danado e se tiver escuro então deus me livre!

Aí já entra noutra fobia: NICTOFOBIA É o medo daquele escurão sabe, que você não enxerga nada, mas nadinha mesmo.A maioria das crianças tem e alguns adultos como eu! ui, credo!
ACROFOBIA Este eu também tenho um pouquinho e várias pessoas que eu conheço. É o medo de altura, de lugares altos, sabe aquele frio na barriga que dá quando se chega perto de uma sacada no vigésimo andar? Pois é, se você sente é porque você pode ser um acrofóbico, credo que palavra horrível. Mas não é todo mundo que tem não, diga-se de passagem aqueles seres que voam na roda gigante ou se atiram de bungee jump, ou fazem parkour, uiiiiiii!!!!

 Bem, o objetivo aqui não é ficar citando as fobias.Se você for no google vai encontrar uma lista infinita, dá pra rir bastante da desgraça alheia porque é cada medo absurdo pra gente!
 Tem gente que tem medo do sol, da sombra, de tv, de andar, de palhaço, de espelho, de soltar pum, tem gente que tem medo de casar, de rir, de chorar, de falar, do mar, de fazer sexo!
De tomar banho,de barata (esse conheço várias pessoas que tem kkk),de fantasma, de sangue,de trovão, de injeção...

 Ah, tem gente que tem medo de gente!É a FOBIA SOCIAL. Alguns autores chamam de timidez patológica, sociofobia ou mais recentemente de Transtorno de Ansiedade Social.Essa fobia é muito ruim, pois causa isolamento social haja vista que a pessoa não consegue falar, comer, beber, escrever, dançar, enfim, de agir, de conviver com gente. A pessoa é acometida de ansiedade antecipatória e evita todo tipo de exposição ou reunião social.

 É..não é brincadeira não! E muitas delas trazem bastante sofrimento psíquico pra pessoa sem falar nos sintomas físicos como sudorese,palidez ou rubor, taquicardia,enjoo, náusea, angústia, ansiedade, pânico,etc.

 MAS QUAIS SÃO AS CAUSAS DISSO? PORQUE ELES APARECEM?COMO TRATAR? A maioria desses medos são de ordem traumática e se afetam a vida da pessoa é preciso procurar ajuda, pois não vai sumir sozinho viu? Eu até consigo viver legal com um medinho de entrar no elevador ou num exame de ressonância magnética (Deus me ajude que eu nunca precise!!!)mas se esse medo for paralisante ou não permita que a pessoa viva, trabalhe ou se relacione de forma sadia é bem o sinal de que vai precisar tratamento, não tem jeito...

Tem algumas terapias eficazes como TCC, Hipnose, medicamentos, PNL, etc.Procure a que melhor se adapte a você..

 E você, tem medo de quê? Conte pra gente! Mas cuidado com a aranha....rsrsrsr

 MARI DEZ-2019

PS: Indicação: "As Fobias" de León Michaux

Comentários