Mandalaterapia

O que é Mandalaterapia? Como o nome já diz, é uma terapia que tem como recurso o uso, manuseio ou visualização de mandalas. Mandala é uma arte. Portanto mandalaterapia é uma Arteterapia. Mas o que são mandalas mesmo?
 MANDALA é uma palavra sânscrita (língua falada na índia antiga) (Khyil-khor) que significa "círculo" e designa toda figura organizada e harmoniosa ao redor de um centro. Etimologia da palavra: MANDA = Essência e LA=Conteúdo “O que contém a essência”, “Círculo de essência..”Círculo Mágico”. É uma representação do universo e de tudo que há nele, símbolo de equilíbrio, harmonia e potencialidades do nosso ser.

ORIGEM: Hinduísta e budista. Foi Carl G. Jung (Psicologia Analítica) que a introduziu no ocidente como ferramenta terapêutica. (No Ocidente Carl Gustav Jung ( psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica )foi o pioneiro no estudo das mandalas como ferramenta terapêutica. ( Jung pintou sua primeira mandala em 1916. Desde então costumava desenhar mandalas todas as manhãs. Seus primeiros desenhos eram somente desenhos circulares e ele não compreendia seus significados. Porém, dois anos depois observou que havia um padrão em suas mandalas e caso estivesse em conflito desenhava uma mandala alterada. Hoje em dia a mandala é usada na psicologia junguiana e transpessoal e por terapeutas que trabalham com desenvolvimento pessoal.) Jung verifica a dupla eficácia das mandalas: "Conservar a ordem psíquica, se ela já existe ou restabelecê-la se ela desapareceu.
 Neste último caso, exerce uma função estimulante e criadora." ..

..Aqui interrompo as explicações para falar como foi para mim descobrir o "poder das mandalas".Costumo dizer que foi por acaso, simplesmente comecei a pintar e a desenhar as mais variadas formas de mandalas e confesso que sempre gostei de círculos, era quem sabe meu inconsciente se manifestando através daquelas formas chamadas de mandalas, mas até aí tudo bem, mas o que me impressionou foram as sensações físicas até então inexplicáveis para mim tais como relaxamento, profundo bem estar e arrepio na coluna ( que posteriormente descobri que era a energia kundalini sendo ativada ).

 Bem, voltemos ao texto: PARA QUE SERVE É utilizada na decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento pessoal e espiritual. Restabelece a saúde interior e exterior. Usada para a cura emocional, que reflete positivamente em nosso estado físico, e assim ficamos com mais saúde e vigor. Podemos utilizar uma mandala para a cura de ambientes, como o familiar e o de trabalho, ou para preparar um espaço especial de meditação, sessões de cura, massagem, Reiki, astrologia, psicoterapia e atendimentos.

COMO ATUA A mandala trabalha os seguintes aspectos: físico, promovendo o bem-estar, relaxamento e prevenção do estresse; emocional, trabalhando conteúdos oriundos de emoções antigas, atuais ou futuras e energético, energizando e harmonizando ambientes carregados negativamente ou com aura de sofrimento e tristeza.

BENEFÍCIOS: DECORAÇÃO, ENERGIZAÇÃO E EQUILÍBRIO DE AMBIENTES, PREVINE O ESTRESSE,PRESERVA E ORGANIZA A SAÚDE PSÍQUICA,AUMENTA A CAPACIDADE DE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO,HARMONIA, CALMA E PAZ INTERIOR. TÉCNICAS Variadas são as técnicas utilizadas para produção e interpretação de mandalas, como mandala de flores, de grãos, de barbantes, personalizadas,mosaicos, 3D, figuras, etc, mas as mais intrigantes são as: *PESSOAIS OU TERAPÊUTICAS- Técnica de desenho e pintura normalmente com lápis colorido, para análise e interpretação de estados emocionais inconscientes É um instrumento de diagnóstico para tratar de transtornos psíquicos. Para as crianças que não conseguem verbalizar angústias,um caminho para resolver conflitos, fortalecer o ego, restabelecer a harmonia interna.Técnicas de interpretação: localização da mandala na folha, simetria, pressão dos traços, proporção das figuras, símbolos, formas e cores usadas,etc. *E AS MEDITATIVAS: MEDITAÇÃO COM MANDALAS: ( O que é meditação? Para que serve? “Domínio da mente” - Exercício para concentrar a atenção em uma imagem mental eliminando focos de atenção ou pensamentos . Produz um estado de tranquilidade mental, proporcionando harmonia, relaxamento e equilíbrio físico e emocional. Exige paciência e concentração. No começo pode parecer difícil mas com a prática, muda…)pode levar 10, 30 ou 60 min dependendo da disposição. 1) MEDITAÇÃO ANALÍTICA * Escolha um lugar confortável, calmo e livre de interrupções; * Acalme a mente e a respiração; * Escolha uma Mandala que lhe agrade e coloque-a num lugar para contemplar; * Preste atenção às cores, formas, símbolos e tudo mais que a mandala lhe transmitir; * Observe as sensações que surgem, tensões, pensamentos ou sentimentos presentes; * Registre tudo, o momento e as emoções sentidas, sem julgamentos; * Volte a olhar a mandala e verifique o que aprendeu sobre si mesmo. 2)MEDITAÇÃO ESTABILIZADORA, FOCADA (esvaziar a mente) *Idem ao passo anterior, porém ao invés de analisar todos os aspectos da mandala, focalize apenas um ponto da mandala, abandonando todos os outros pensamentos, concentrando-se apenas no foco escolhido. "

TUDO QUE A MENTE PODE FAZER NÃO É MEDITAÇÃO. A MEDITAÇÃO ESTÁ ALÉM DA MENTE E NÃO PODE SER PENETRADA POR ELA. ONDE A MENTE ACABA, A MEDITAÇÃO COMEÇA" OSHO

 Outro ponto que destaco são AS CORES NA MANDALA: Por convenção, temos:
  Vermelho- Estimulante, afasta a depressão, tira o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade. Emite vigor, sucesso, garra,dinamismo, poder, atração.
 Amarelo- Ativadora e dinâmica, age sobre os processos mentais. O amarelo afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio. É a cor da inteligência, do estudo e da criatividade.Emite luz, alegria, sabedoria.
 Laranja- Restauradora e regeneradora, traz recuperação depois de um processo destrutivo e a capacidade de refazer o que não está certo. É a cor da coragem, da reconstrução e da melhora.Emite vitalidade, estímulo, vontade, criatividade.
 Verde- Calmante e equilibradora. O verde melhora qualquer estado físico negativo e energiza o corpo e a alma. Emite renovação, regeneração, saúde, esperança, equilíbrio e frescor.
 Azul - Traz equlíbrio, paciência, harmonia e serenidade, tranquiliza o corpo e a mente. Ajuda nos casos de insônia e estresse.Emite paz, proteção,limpeza, intuição, religiosidade, bondade.
 Índigo - Trabalha o equilíbrio energético, intuição, proteção, limpeza e purificação de ambientes.Emite superação, calma, tolerância, harmonia, elevação mental.
 Violeta ou Lilás- é profundamente espiritual, mística e religiosa. O violeta atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas. Limpa e isola os ambientes em que está.Emite mistério, fé, purificação.
 Marrom – Terra, estabilidade, firmeza, consagração do solo e seus frutos
 Rosa- trabalha afetividade, amor, harmonia, união, ajuda no equilíbrio dos relacionamentos pessoais e profissionais.Emite felicidade, aceitação, compreensão.
 Dourado- Poder do sol, maestria, elevação, santidade, fortaleza, consciência.
 Branco – Luz, Paz, Harmonia, bondade, inocência, pureza, iluminação, brilho.

 POR FIM APRESENTO: OS BENEFÍCIOS NO USO DE MANDALAS:

 *DECORAÇÃO, ARTE, ARQUITETURA EM GERAL, *ENERGIZAÇÃO E EQUILÍBRIO DE AMBIENTES, *PREVENÇÃO DO ESTRESSE, *PRESERVA E ORGANIZA A SAÚDE PSÍQUICA, *AUMENTA A CAPACIDADE DE ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO, *PROPICIA HARMONIA, CALMA,RELAXAMETO E PAZ INTERIOR, *AUMENTO DA CRIATIVIDADE, *AMPLIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA, *DESENVOLVIMENTO DO EU SUPERIOR, *PROMOVE A CURA, *HARMONIZAÇÃO DE PESSOAS E AMBIENTES, *RITUAIS, MAGIAS, DANÇAS, *CAMINHO ESPIRITUAL...

 ENCONTRE O SEU...
MARI DEZ-2019

Comentários