Papeando sobre Psicanálise

O que vem a ser Psicanálise? Fazer Psicanálise é bom? Qualquer um pode ser analisável? (da perspectiva da Psicanálise a resposta é NÃO! )

 Bem, se você ao ler isso lembrou de Freud é porque você é um pouquinho familiarizado com a Psicanálise, já que Freud não foi por acaso chamado de "Pai da Psicanálise" ao criar as técnicas psicanalíticas. Isso mesmo, Psicanálise é uma forma de terapia que faz uso das técnicas psicanalíticas de Freud.
 Vou falar um pouquinho de cada uma dessas técnicas, porque eu, como toda Freudiana que se preza, sou amante da Psicanálise. Mesmo sendo ela vista como uma forma de terapia muito 'demorada', eu ainda acredito muito na "cura pela fala". Pois bem, o que é a tal "cura pela fala" de Freud?
 Freud acreditava que pela livre associação de idéias (e aí está uma descoberta sua, qual seja o método da "Associação Livre") o indivíduo podia trazer a tona, ou seja, ao consciente o que estava escondido em seu inconsciente. "Fale tudo o que vem a sua mente", diria Freud sentado em sua poltrona marrom com seu charuto na boca ao seu paciente deitado em seu Divã.
Freud acreditava que o paciente deitado ligeiramente à sua frente conseguiria melhor liberar a mente inconsciente. E deitado a sua frente sem visualizar o analista nada neste poderia desfocar sua atenção ao falar.
 É tão fascinante crer que alguém possa liberar sua mente inconsciente através da fala, ou até mesmo do não dito ou através de chistes ou até do que Freud chamou "Ato falho", que é quando você comete um lapso ou um erro de linguagem. É quando você diz algo que não queria dizer.Tudo é analisado.

Nada passa despercebido pelo analista,haja vista que este será treinado para ter uma "atenção uniformemente flutuante"! Oh meu deus!, eu nunca mais esqueci dessa frase em toda a minha vida! AUF é uma técnica utilizada por Freud em 1912: é aquela atenção livre de julgamentos,onde tudo, simplesmente tudo merece uma atenção.

 Mais fascinante ainda é a análise dos sonhos, nada é para mim mais curioso e complexo do que a análise de sonhos. Brevemente falando nas palavras de Freud que 'sonhos são manifestações de desejos inconscientes', de desejos reprimidos pela consciência. Será somente isso? Mas o que são sonhos? Como eles se manifestam? Há que se dizer que há o conteúdo latente do sonho (o real, reprimido ou recalcado) e o conteúdo manifesto do sonho, que é o que o indivíduo mostra ou conta. Bem, esse assunto é extenso demais, sugiro pra você ler o Livro "A Interpretação de Sonhos" (parte I e II) escrito por Freud em mil novecentos e lá vai pedrinha...

 Ai..ai..são tantos os conceitos..ID...EGO...SUPEREGO...deixa eu pensar..

 CONTINUA...

PS: Indicações: "A Cura pela Fala" de Susan Vaughan
                          "Noções Básicas de Psicanálise" de Charles Brenner
                          "Psicoterapia Psicanalítica" de Alvaro Ximenes
                          "Freud, Obras Completas"

Comentários