Diário Coronavírus - Covid 19

20 de Março de 2020, sexta-feira. PRIMEIRO DIA DE ISOLAMENTO


VENHO REGISTRAR, na data de hoje, tudo de surreal que estamos vivendo. 
Isolamento social...Quarentena...Pandemia....Vírus Mortal...Coronavírus...Covid -19..mortes por todos os lados!!

Mas quem é esse assassino invisível e silencioso que está parando o mundo? Isolando as pessoas em suas casas, proibindo todas as atividades da vida como escolas, parques, shows, futebol, eventos, academias de ginástica ou qualquer atividade que reúna um aglomerado de pessoas ....

Me sinto como estivesse dentro de um filme ou dentro de um livro de história, pois somente neles podemos ver ou ler sobre isso.  Até então lastimávamos por nossos antepassados terem vivido dias terríveis como esse mas era uma história tão longe de nós...( A pandemia de gripe espanhola ocorreu em 1918 e durou 2 anos).

Surreal..Surreal! Não paro de pensar nisso, como sair disso, como agir diante disso...
Dentro de casa assistindo a toda a mídia, 24 horas por dia e nas  redes sociais não se fala em outra coisa, número de mortes, pessoas enlouquecidas estocando comida e remédios, novas notícias sobre o corona vírus, pesquisas, pseudo vacinas, informações e até memes. As vezes precisamos rir um pouco porque a tragédia está grande e parece que não é brincadeira.

Somos tão grandes, inteligentes, espertos, mas diante desse monstro que assola nosso sistema respiratório e nos aniquila em tão pouco tempo, somos medíocres, pequenos, indefesos que quase não temos tempo pra pensar no que está acontecendo..já aconteceu!

Se você ainda não sabe os sintomas que este vírus causa em nosso organismo, aí vai: Febre, Fadiga, Tosse Seca e Falta de ar são os mais comuns, podendo haver diarreia, náuseas, dor ou inflamação na garganta, corrimento nasal e espirros. Incomum insuficiência renal e diminuição dos glóbulos brancos.

Se for inevitável e você precisar sair, mantenha distância entre as pessoas, evite qualquer contato como beijo, abraço e aperto de mão..Se cuide lave muito bem as mãos. Não podemos espalhar o vírus. Se tiver sintomas de gripe use máscaras, se informe, mas só procure hospital em casos mais graves como falta de ar.

Seguimos em isolamento lavando muito as mãos e usando álcool gel !

Em breve, retorno .


Boa sorte a todos ! 



Itaí-SP 08/04/2020 - Quarta-feira - VINTE DIAS DE ISOLAMENTO

Bom dia, mas não tão bom assim...
São quase vinte dias de isolamento social. 
O número de mortes continua subindo a cada dia..
No Brasil mais de 100 por dia e no resto do mundo muitas mais! 

A toda hora o ministério da saúde aparece na tv para informar a população, são gráficos e mais estatísticas das perspectivas e expectativas!
Agora a recomendação é manter o distanciamento social e usar máscaras para sair de casa. 
Lavar muito bem as mãos com água e sabão e usar álcool em gel, limpar sapatos, roupas e todas as superfícies que tiver tocado!

O mundo vive com medo, mas está dividido entre aqueles que se cuidam e os outros que continuam se aglomerando em parques e em festas. E ainda tem aqueles que não podem parar de trabalhar nos serviços ditos essenciais e de saúde. 

Nossos heróis da área de saúde a cada dia morrem no intuito de salvarem vidas..Isso é triste demais!

Em casa precisamos manter a mente saudável, arrumando coisas para fazer, para ocupar a mente.
Conversas e encontros on line tem sido a salvação para matar a saudade, já que abraços e beijos não é mais permitido..

Mantemos o equilíbrio da mente e corpo. 

Faça exercícios, caminhe e até corra dentro de casa se puder.

E oremos, oremos muito por nós e por todos aqueles que amamos, tendo a esperança que isso acabe 
logo!! 

"Coronavírus tu tá demais
Quase não te conheço mas aniquilas muitas vidas mais
Sai de perto vírus mortal
Não quero te ver nunca mais!!!"

Mary

PS: De acordo com o ministério da saúde estamos atravessando um pico da doença até dia 21 de Abril..........Recomendações para ficar em casa até dia 30 de abril....os que puderem!!!.....
Aguardem novas informações.......

11/04/2020 - RETROSPECTIVA

Boa tarde, até o dia 10 de Abril de 2020 o Brasil conta com 19.638 casos de Coronavírus e 1.056 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde...

É muito triste pensar que essa pandemia poderia ter sido evitada ou mesmo minimizada, se tivesse tido uma maior responsabilidade e honestidade por parte de  administradores, governantes e responsáveis pela saúde.

Vamos à retrospectiva:

 Em Dezembro de 2019 (por isso Covid-19) na China, na cidade de Wuhan houve o primeiro caso de uma pneumonia respiratória, sendo o primeiro caso de morte registrado em 09/01/2020.
Mas quais foram as condutas tomadas pela China?? Esconder do mundo, restringir, proibir, desmentir qualquer assunto relacionado ao coronavírus e/ou o contágio que já se iniciava de humanos para humanos.
Houveram repreensões, prisões, violência e exílio de médicos, jornalistas, pessoas ligadas á área da saúde ou internautas que comentassem ou divulgassem, em qualquer lugar, assuntos relacionados ao novo coronavírus. Tudo foi apagado na internet, virou assunto proibido !!

Porém, em 06/02/2020 (e talvez aí tenha sido o marco para que o mundo pudesse então falar no assunto) morre um médico com o diagnóstico de coronavírus. O mesmo médico que tentou alertar o mundo sobre a doença e sofreu represálias e ameaças contra ele e sua família. Mas antes de morrer ele consegue fazer um vídeo e contar ao mundo o que tinha sido inibido a falar. Ou seja, desse vírus mortal que estava assolando a china e que era sim transmissível de humano a humano! Ativistas então pedem que esse dia seja declarado o "dia da Liberdade de Expressão".

Bem, está aí então o segundo  erro dos chineses, NÃO DIVULGAR AO MUNDO a circulação de um vírus mortal, posteriormente mentir o número de mortes, omitir informações, etc.
( O primeiro erro teria sido permitir que a festa do ano novo chinês, com aglomeração de gente, pudesse ser realizada, o que posteriormente acarretou a morte de um maior número de pessoas).

Começou então a ocorrer casos nos principais países do mundo. Os governantes assumem atitudes como proibir vôos internacionais, comprar kits para testes e equipamentos de proteção individual, orientar o mundo que lavassem as mãos e usassem álcool em gel, diminuir aglomerações cancelando aulas, apresentações, shows, futebol, lutas etc.

Pra encurtar a história vou numerar uma sucessão de erros que vieram em seguida o que acarretaram a disseminação da doença em todo globo.

*A organização mundial de saúde tem resistência em declarar que o mundo está em pandemia..Isso só ocorreu em 11/03/2020!
* os testes demoram a ser realizados e quando o são, vários países declaram que os testes estão errados. Os números de infectados informados não correspondem a realidade.
*kits de proteção individual acabam.
* países como E.U.A e Brasil entre outros, através de seu chefe de estado, tratam a doença como uma "gripezinha", e a ordem dada pelo ministério da saúde da importância de um isolamento social não é encarada com seriedade ( isso acontece no Brasil até hoje. Podemos ver o chefe maior da nação saindo ás ruas para tomar sorvete ou cumprimentar o povo, contrariando até mesmo a OMS de manter distância e evitar abraços e apertos de mão.)

Estamos em 11 de abril e somente no início desse mês fomos orientados a usar máscara de proteção para sair nas ruas. Muitas pessoas estão isoladas em suas casas mas muitas continuam saindo ás ruas seja para trabalhar ou passear.

O pico da doença no Brasil tem a previsão de acontecer entre 06 e 21 de abril.

Abaixo a tabela da disseminação da doença nos principais países do mundo ( Número de mortes):

ESTADOS UNIDOS - 20.126
ITÁLIA -19.468
ESPANHA -16.480
FRANÇA -13.832
REINO UNIDO -9.875
CHINA - 3.339
ALEMANHA - 2.710
BRASIL- 1.056 
CANADÁ - 600
PORTUGAL - 470
IRLANDA - 320
INDIA - 242
RUSSIA - 106
JAPÃO - 94
ARGENTINA - 82
AUSTRALIA - 56

*Você pode ver a tabela de outros países na internet.
*No mundo todo já houveram 107.520 mortes, até a presente data.

>>>>

MARY

#coronavirus
#covid-19
#quarentena
#isolamentosocial

01/07/2020 - 100 DIAS DE ISOLAMENTO

Quando comecei a escrever esse diário não se sabia ao certo a dimensão que o rumo da doença ia tomar nem a proporção de óbitos. 
Embora o Brasil seja o primeiro país no mundo em número de recuperados, o cenário  atual é desolador: já ultrapassamos 50 mil óbitos e mais de 1 milhão de infectados.
No meio do caos generalizado, já tivemos exonerações no ministério da saúde, escândalos de superfaturamento de E.P.Is, kits de proteção fora dos padrões, hospitais de campanha abandonados e falta geral de insumos.
Em frente à pandemia, assistimos  os governantes mais preocupados com seus jogos de poder do que propriamente com as vidas ceifadas diariamente. 
Não podemos ter um consolo junto ao chefe geral da nação quando este, em rede nacional, faz comentários do tipo: "É a vida, todos temos que morrer um dia.", ou "não sou coveiro" (se referindo a não saber o número de mortos) e também usando palavras de baixo calão e agredindo verbalmente jornalistas. 
Não levanto aqui bandeira de nenhum partido (não sou dada a fanatismos de lado nenhum, apenas analiso o lado humanitário e solidário), só penso que essa postura acarreta ainda mais medo na população que procura uma saída por suas angústias frente a um inimigo que não se consegue combater.

É triste demais ver que hoje, passados 100 dias de isolamento a luz no fim do túnel está longe de ser encontrada. Profissionais da saúde e infectologistas em geral informam, sendo bastante otimistas, que teremos uma vacina em torno de 1 ano ou 1 ano e meio. Não se sabendo ao certo se toda a população mundial conseguirá se imunizar neste período.

No momento estamos em pleno pico da pandemia ( no dito platô )e o panorama geral e resumido é o seguinte: 
*Não há nenhuma vacina que possa nos imunizar do coronavírus, nossas armas e armaduras são apenas o distanciamento social,  isolamento em casa o maior tempo possível, uso de máscaras de proteção facial (hoje sendo obrigatório o uso na rua e em estabelecimentos, passível de multa ao descumprimento), lavar as mãos e usar álcool em gel para neutralizar qualquer possibilidade de infecção viral. 
Não esquecendo que ao chegar da rua a obrigação fica por conta de tomar banho e lavar roupas e calçados. Muitos de nós aderiram a chamada "zona suja", que é um cantinho dentro ou fora de casa que usamos para nos "descontaminar". 
Nosso inimigo é invisível, podendo ele estar em qualquer lugar, em qualquer momento ( não está suspenso no ar, mas pode estar presente em qualquer superfície e/ou nas gotículas de saliva emitidas por infectado) e isso nos deixa, às vezes, psicologicamente neurotizados.
Por conseguinte, apesar das mortes diárias vemos o povo desnorteado indo às ruas e se aglomerando em praças e shoppings bem como aderindo a manifestações a favor e contra a democracia.É um show de horror, pois sabemos que dali muitos poderão sair infectados com um vírus mortal que assola nosso sistema respiratório.
*Nosso governo a todo momento flexibiliza e aperta o isolamento (ou seja, abrindo e fechando o comércio e serviços essenciais) justamente porque as pessoas não tem controle e mesmo porque, em prol da economia e do nosso sustento, permanecermos o tempo todo dentro de casa ( o que seria o ideal no momento )é deveras utópico. Enquanto isso vemos as taxas de ocupação de leitos hospitalar crescer dia a dia.
*Nosso país aderiu ao sistema de classificação em bandeiras coloridas (amarela, laranja, vermelha e preta (lockdown) para definição das medidas de restrição, indicando o atual estágio da pandemia que se encontram estados e municípios, servindo como um alerta para a população (infelizmente isso não se mostra muito eficaz). São Paulo e muitos outros estados se encontram, hoje, em bandeira vermelha.
*Não se tem uma medicação específica a ser usada para erradicação do vírus no sistema do infectado. Os medicamentos que já existem são usados somente para amenizar os sintomas do doente, prevenindo novas infecções e evitando o avanço da doença (que pode chegar a intubação e morte)  sendo as mais usadas atualmente:  o tamiflu, a dexametasona, a azitromicina, o remdesivir, heparina, corticóides, plasma, lopinavir em conjunto com ritonavir e interferon e a famosa cloroquina ou hidroxicloroquina ( que apesar das controvérsias e polêmicas envolvidas sobre esse medicamento, NÃO há comprovação científica sobre sua eficácia, pois em alguns pacientes houve melhora em outros não houve nenhuma resposta e em outros houveram piora e complicações, motivo pelo qual o uso dessa droga seja altamente complicado ).
Finalizando tenho que admitir que não está sendo nada fácil atravessar essa pandemia devido ao cenário acima relatado e também no grande desconforto que temos que enfrentar ao sairmos na rua para trabalhar ou para alguma necessidade e nos depararmos com as pessoas, usando máscaras, evitando falar e mesmo chegar perto...

VEJA O CENÁRIO ATUALIZADO ATÉ 30/06/2020:

NO MUNDO ( MAIS DE 180 PAÍSES COM CASOS):
CASOS= 10.583.932
ÓBITOS=513.861
RECUPERADOS=5.794.565

BRASIL:
CASOS: 1.402.041
ÓBITOS: 59.594
RECUPERADOS: 790.040


Mary

03/07/2020 - E o cenário desolador continua...

CASOS NO MUNDO= 11.031.905
BRASIL= 63.174 (ÓBITOS)

Atualizando... Hoje temos algumas estatísticas de acordo com estudos recentes:

* O número de casos pode ser maior em 6%.;
* Medidas como uso de máscaras aliado a isolamentos, monitoramento de contatos e distanciamento social = menos mortes;
* A cada 100 pessoas = 1 morte;
* Mesmo havendo grupo de risco, sabe-se que não há idade para  o agravamento da doença e chegada a óbito. (Exemplo: caso da sra de 101 anos que se recuperou após internação e um adulto jovem de 33 anos que foi a óbito). 
*Por que tem pessoas que não se infectam mesmo tendo contato com o vírus?
*Por que tem pessoas que não apresentam sintomas quando contraem o vírus?

!!!!! Essas indagações ainda não tem resposta. Os pesquisadores estão analisando amostras de gens de organismos mais fortes.

* Tosse: Pode indicar ausência ou presença do vírus. 

DE ACORDO COM ESTUDOS, JÁ HAVIA PRESENÇA DE CORONAVÍRUS EM 5 PAÍSES ANTES DO SURTO COMEÇAR NA CHINA (REPORTADO OFICIALMENTE FIM DE DEZEMBRO/19) COMO POR EXEMPLO;

-OUTUBRO/19 EM WUHAN -CHINA; 
-EM NOVEMBRO/19 - BRASIL 
- DEZEMBRO/19 - ITÁLIA.

AS AMOSTRAS FORAM ENCONTRADAS EM ESGOTOS, O QUE INDICA PRESENÇA E PERMANÊNCIA DE COVID-19 NAS FEZES HUMANAS.

(O Sars-CoV-2 pode aparecer nas fezes de até metade dos pacientes de covid-19, entre eles, os que tiveram diarreia, sintoma reportado por 1 a cada 5 pacientes. Alguns estudos apontam que, em geral, o vírus aparece nas fezes cerca de uma semana depois dos sintomas e pode permanecer por mais cinco semanas após a recuperação.)


Mary

06/07/2020 

BRASIL
CASOS: 1.626.01
ÓBITOS: 65.556

*No ano de 2017 houve 65.602 homicídios no Brasil.

OMS ESTÁ AVALIANDO RISCO DE TRANSMISSÃO PELO AR!

MARY

07/07/202

BRASIL
CASOS: 1.674.655
ÓBITOS: 66.808


* O presidente da República Jair Messias Bolsonaro contrai o vírus covid 19. ( já havia feito outras vezes o teste resultando negativo) Afirma que fez uso de  CLOROQUINA e se sente bem. Aparece em público ora com máscara ora sem. 
Profissionais de saúde continuam afirmando que tal medicamento não tem comprovação científica para prevenção ou cura do vírus.

*Em muitos lugares do mundo as pessoas não fazem uso de máscaras e se aglomeram em feiras.

* Apesar de não haver comprovação científica, alguns médicos estão prescrevendo uso de IVERMECTINA ( usado para piolhos e vermes) na prevenção e tratamento do coronavírus.

MARY

09/07/2020

A todo momento do dia nos telejornais e mídias sociais nos deparamos com as notícias relativas ao novo coronavírus, quais sejam, pesquisas, re-pesquisas, estatísticas, situação da pandemia no mundo, nos estados e municípios e informação aterradora de aumento de óbitos. 

Nao há cura, não há prevenção, não há vacina e não há medicamento capaz de erradicar o vírus no organismo. Os medicamentos apenas servem para alívio dos sintomas e para amenizar a proliferação do mesmo no organismo evitando a gravidade da doença e risco de óbito.

Todos os dias no JN é apresentado o número de recuperados e o número de mortos, que não são apenas números, mas VIDAS......A sensação é triste e deprimente, pois são crianças (apesar de um número bem reduzido, mas sim, crianças também morrem), jovens, adultos e idosos de qualquer idade, profissionais de qualquer área, sendo os mais propícios, obviamente, os da saúde que 24h estão na linha de frente ao combate do coronavírus. 

Neste momento encontro-me isolada em casa a mais de 100 dias, saindo somente para realização de serviços essenciais, cuja gratidão é imensa, pois sei, que nesse exato momento, há pessoas sofrendo ou morrendo em virtude da doença acometida pela contaminação do covid. 

Mas e quando algum familiar contrai a covid-19??? 

A situação é sufocante por não sabermos que rumo vai tomar e que estrago vai fazer no organismo dessa pessoa que nos é tão querida e amada. A todo momento corremos em busca de notícias. O que está sentindo? Que medicamentos está usando? Será necessário internação? 

Não podemos fazer absolutamente nada, não nos é permitido chegar perto, pois a pessoa ficará de isolamento total e quarentena até o desfecho da doença (ausência de sintomas, doença,  recuperação ou falecimento) por ,no mínimo, 14 dias sendo que as sequelas podem durar muito mais.
 
Não há sossego em nosso íntimo até sabermos que a pessoa está recuperada!!!!!

A você que estiver lendo isso, se cuide e cuide dos outros, mantendo isolamento caso seja possível, distanciamento social, fazendo uso de máscara facial e limpeza das mãos com água e sabão, álcool em gel e roupas. Estou sempre repetindo: ESSAS SÃO NOSSAS ÚNICAS ARMAS!

MARY

10 de Julho - Uma pequena cronologia no número de mortos no Brasil;

12/03/2020 - Primeira morte
17/03/2020 - Começo do isolamento
08/05/2020 - 10.023
21/05/2020 - 20.114
01/06/2020 - 30.079
08/06/2020 - 41.058
20/06/2020 - 50.058
01/07/2020 - 60.713
10/07/2020 - 70.524

Novidades: *O presidente da república Jair Bolsonaro faz novamente o teste e dá positivo parao o covid-19 . Aparentemente não tem sintomas muito graves. Faz uso de Cloroquina apesar de não haver eficácia comprovada.
                     * Vacinas estão sendo testadas nos EUA, Brasil e Rússia


MARY

28/07/2020  COVID 19 NO BRASIL

TOTAL DE CASOS: 2.555.518
TOTAL DE ÓBITOS: 90.188

*São mais de 70 mil casos em 24h e mais de 1500 mortes em 24h

Novidades: A primeira dama Michele Bolsonaro contrai o covid-19. O presidente apresenta 25% do pulmão comprometido pela doença.

*Em 9 estados brasileiros a doença está em queda, 11 estados e DF encontram-se em estabilidade e 6 estados estão em alta no número de mortos quais sejam: RS, SC, MS, GO, DF, TO.

30/07/2020 BRASIL

TOTAL DE CASOS:2.613.789
TOTAL DE ÓBITOS: 91.377

Estamos entrando no sexto mês de pandemia e apesar de haver algumas quedas no número de casos em alguns estados, o sofrimento e o medo estão longe de acabar..

Há pelo menos 160 pesquisas com vacinas em todo o mundo que  exigem 3 fases de testes até serem permitidas para comercialização. 

Os infectologistas se dividem entre aqueles que acreditam que até o final no ano de 2020 será lançada uma vacina adequada que possa atingir um número grande de pessoas. Outros apontam que somente para início ou meados de 2021 as vacinas possam atingir as massas.

Outro ponto de controvérsias é se um paciente recuperado permanece imune ao vírus para sempre.

Apesar de uma imunidade de rebanho ( quando um número expressivo de pessoas contraem o vírus e se torna imunizado, quem não teve a doença deixa de correr riscos) já estar acontecendo, com uma população mundial beirando os 8 bilhões de habitantes, isso está longe de ser uma imunidade relevante, pois de acordo com pesquisadores para isso acontecer a quantidade de pessoas deve estar entre 60% e 80%.

E sobre os paciente recuperados o que se tem a dizer? Infelizmente os recuperados podem apresentar sequelas por um período de 2 meses ou mais, motivo que exigirá um monitoramento da saúde não só dos pulmões mas também do coração. 

Cientistas pesquisam sobre o efeito danoso no cérebro como derrames.

Constatou-se problemas de trombose e morte devido ao coronavírus.

MARY

18/08/2020 - 6 MESES DE ISOLAMENTO

COVID - 19 NO BRASIL:

TOTAL DE MORTES: 108.654
TOTAL DE CASOS: 3.363.235

Que desânimo! 

6 meses de isolamento, distanciamento social, uso de máscara na rua e em estabelecimentos comerciais, medo, estagnação...

Embora alguns estados estejam estabilizados, mortes continuam crescendo....Parece que não mudou muita coisa...imunidade de rebanho está longe de acontecer....

E quanto à vacina? Vamos falar dela então.....


Mais de 160 vacinas estão sendo pesquisadas no mundo todo para imunização da Covid-19.

Cabe lembrar que uma vacina para que esteja pronta e regularizada para imunizar humanos, são necessárias 3 etapas. Fase 1 - feita em laboratório e em animais, Fase 2- feita num grupo pequeno de pessoas e Fase 3 - feita num grupo maior de pessoas. E esse processo pode levar 10 anos para ser concluído. (A vacina mais rápida a ser criada que se tem notícia foi contra a Caxumba nos anos 60 e levou 4 anos para ser comercializada.)

Seis dessas vacinas já estão na fase 3 e quatro delas estão sendo testadas no Brasil quais são elas?

VACINA CHINESA: ( Sinovac -Coronavac)

VACINA RUSSA ( Sputnik V ): Embora esteja em sua fase final e quase pronta para ser comercializada, alguns infectologistas não estão garantindo a sua eficácia pois não receberam os resultados dos ensaios clínicos.

VACINA DE OXFORD:

VACINA Johnson & Johnson (Ad26.COV2.S )

Embora saibamos que nenhuma pandemia é eterna, o futuro é algo bastante incerto em termos de duração. Infelizmente é necessário a produção de vacinas pois não é possível esperar uma imunização natural devido a população mundial numerosa.

A "luz no fim do túnel" tão aguardada é mesmo uma vacina. Esperemos....

*Estudos estão sendo realizados para saber quantas doses precisarão ser aplicadas no ser humano  para que a imunização seja eficaz.

Mary
















Comentários